Precificação: conheça 5 pilares para definir um bom preço
Entenda sobre a precificação e os aspectos de fundamental análise para definir preço de forma justa e correta
A precificação é uma das decisões mais importantes que um empresário deve tomar.
O preço de um produto ou serviço afeta diretamente a lucratividade, a competitividade e a percepção de valor da empresa.
Mas como definir o preço ideal? Quais fatores precisam ser considerados?
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Neste artigo, vamos apresentar os 5 principais fatores para definir o preço de forma estratégica e eficiente.
Confira agora.
Precificação correta: 5 fatores indispensáveis para fazer
Existem coisas que não podem ser deixadas de lado na hora de definir o preço que seus produtos e serviços serão comercializados.
Então para ter sucesso na sua precificação você deverá considerar o seguinte:
1 – Custos
O primeiro fator a ser analisado são os custos envolvidos na produção do produto, ou prestação de serviço.
Os custos podem ser divididos em fixos e variáveis e devem abranger tudo investido para que sua empresa e atividade principal funcione.
Esse deve ser o primeiro fator a ser observado, pois o preço deve cobrir todos os custos e ainda gerar uma margem de lucro desejada.
Antes de seguir veja os artigos e saiba mais sobre a divisão de custos e a margem de lucro:
- Custos fixos e variáveis: saiba como organizar os da sua empresa!
- Medindo a lucratividade: dicas e indicadores
2 – Ponto de equilíbrio
Não dá para falar de indicador na precificação e não citar o ponto de equilíbrio.
Esse indicador representa o nível de vendas em que a receita total é igual ao custo total da empresa, ou seja, é o ponto em que a empresa não tem lucro, porém também não tem prejuízo.
O ponto de equilíbrio é usado para determinar o volume mínimo de vendas necessário para cobrir os custos da empresa e garantir sua viabilidade financeira.
3 – Concorrência
Partindo para o segundo fator a ser observado, vamos falar da concorrência?
É preciso pesquisar quais são os preços praticados pelos concorrentes diretos e indiretos, e como eles se posicionam no mercado.
Mas, antes de mais nada, é preciso ter em mente que a precificação, com base na concorrência, é um erro.
No entanto, nunca observar sua concorrência é um erro ainda maior.
A concorrência pode servir como uma referência para definir o preço, mas não deve ser o único critério.
O preço deve refletir o diferencial e o valor agregado do produto ou serviço, em relação aos concorrentes.
4 – Demanda
A demanda é influenciada por diversos fatores, como sazonalidade, tendências, preferências, necessidades e poder de compra dos consumidores.
Desse modo, a demanda de uma empresa afeta a elasticidade do preço, ou seja, a sensibilidade dos consumidores às variações de preço.
Estude, defina e pesquise para entender como ajustar os preços para suprir ou até mesmo aumentar sua demanda.
5 – Valor
Antes de falarmos desse aspecto, vamos voltar a uma velha discussão: preço X valor.
E aí, você sabe distinguir?
O valor é a relação entre os benefícios que o produto ou serviço oferece e o preço que ele cobra.
Ele não é o preço!
O valor pode ser aumentado, por meio de atributos tangíveis e intangíveis, como qualidade, design, funcionalidade, garantia, atendimento, reputação, etc.
Portanto, trata-se de algo subjetivo e depende da percepção de cada consumidor.
Quanto maior for o valor percebido, maior será a disposição dos consumidores em pagar um preço mais alto.
Conheça mais fatores importantes para sua precificação no vídeo abaixo:
Por fim, agora você está pronto para precificar!
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A precificação é um processo complexo e dinâmico, que envolve diversos fatores internos e externos à empresa.
Não existe uma fórmula mágica para definir o preço ideal, mas sim uma análise criteriosa de cada situação e contexto.
Por isso, nós podemos te ajudar!
Somos especialistas em terceirização financeira e temos conhecimento de todos os aspectos que devem ser considerados para formar um preço justo e rentável.
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