Vale a pena mudar de CLT para PJ? Nós respondemos!
Para saber se é vantajoso mudar para Pessoa Jurídica, é necessário levar em consideração diversos fatores. Saiba tomar uma decisão coerente!
Muito se fala sobre deixar a carteira assinada de lado e se tornar um profissional PJ, mas poucas pessoas entendem as consequências desta mudança na rotina de trabalho e na vida financeira.
No Brasil, os funcionários estão questionando cada vez mais se faz mais sentido financeiro manter o modelo tradicional de trabalho ou tornar-se uma pessoa jurídica, ou seja, se é mais lucrativo ser um CLT ou um PJ. A resposta depende de algumas variáveis, tais como sua profissão, área de interesse, seus objetivos e quanto você ganha.
Pensando nisso, neste artigo, discutiremos como fazer essa escolha para a sua carreira. Leia até o fim e tire suas próprias conclusões!
Prestador de serviços, veja os seguintes assuntos que podem interessar:
- 7 motivos para fazer um contrato de prestação de serviços!
- Terceirização financeira: você precisa dela em sua prestadora de serviços!
- 3 dicas para abrir empresa de prestação de serviços
PJ ou CLT: qual é a opção mais vantajosa para prestadores de serviços?
O melhor a fazer é examinar as opções em profundidade, entender as principais diferenças e quais as vantagens de desvantagens de cada opção, bem como fazer as contas para ver se é mais econômico trabalhar como um CLT ou um PJ.
Você deve sempre lembrar que ser um PJ tem muitas vantagens, porém é fundamental, para essa decisão, consultar um profissional que possa ajudá-lo na seleção que se adapte à sua formação profissional e empresarial.
Veja quais são as diferenças existentes entre PJ e CLT.
Entenda mais sobre o profissional CLT
A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) é responsável por regular a relação entre trabalhadores e empregadores.
Os profissionais que prestam seus serviços de acordo com a CLT podem usufruir de certos benefícios, como férias, FGTS, planos de saúde, vale-refeição, vale-transporte. Há, também, maior segurança em relação à remuneração e algumas vantagens em caso de demissão, incluindo o FGTS e multas rescisórias.
Quem trabalha como CLT não recebe o salário registrado na carteira, isso porque o INSS e o Imposto de Renda são descontados do valor.
Além disso, o empregado CLT possui vínculo empregatício, o que implica que o profissional deve cumprir uma rotina fixa e um horário determinado.
Entenda mais sobre o profissional PJ
Como a situação de um funcionário da Pessoa Jurídica (PJ) é diferente, ele não é elegível para os mesmos benefícios que um CLT.
Apesar de não ter as vantagens que normalmente são fornecidas apenas àqueles que têm um contrato de trabalho registrado, o PJ não tem que aderir a um dia de trabalho fixo.
Trata-se, em teoria, de um contrato de serviço, portanto ele tem mais liberdade no trabalho, já que só deve cumprir o que foi acordado no contrato.
Outra consideração é a aposentadoria; é fundamental pensar em um método de contribuir para o INSS a fim de evitar ser totalmente desamparado no futuro.
Conte com o auxílio da Valoweb Contabilidade!
Ao abrir uma empresa, você deve contar, por determinação da lei, com uma empresa contábil.
Esse auxílio é fundamental para abrir sua empresa, regularizar e aproveitar as melhores oportunidades que o seu ramo de atuação oferece.
Com o nosso auxílio especializado para prestação de serviços, você conseguirá garantir o que de melhor a prestação de seus serviços como PJ tem para lhe oferecer!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!