3 passos para montar o seu planejamento orçamentário e expandir seu negócio
Planejar é a melhor forma de conseguir expandir uma empresa e, para que isso aconteça, você pode contar com o planejamento orçamentário, uma forma eficaz de organizar as finanças do seu negócio
Na hora de gerir o negócio muitas questões podem aparecer, principalmente envolvendo o lado financeiro. Afinal, é uma grande responsabilidade cuidar de uma área tão estratégica para a empresa e que determina seu crescimento.
Nesse sentido, torna-se fundamental estudar e aprender mais sobre questões que são essenciais para o negócio, como o planejamento orçamentário, algo que auxilia na saúde financeira empresarial.
Pensando nisso, preparamos esse artigo completo para mostrar o que é este documento e como ele funciona, confira quais são as boas práticas para realizar sua elaboração.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A Valoweb pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
O que é planejamento orçamentário
O planejamento orçamentário diz respeito à projeção das entradas (receitas) e saídas (despesas, custos e investimentos) do próximo período, de acordo com a média de ganhos, rentabilidade e despesas fixas e variáveis de períodos anteriores e objetivos da empresa.
Isso permite que os gestores financeiros consigam estabelecer um orçamento vigente, evitando gastos que possam comprometer a saúde financeira da organização e também que planejam investimentos futuros para expandir o negócio.
Essas postagens também podem te interessar:
- Entenda tudo que deve conter no fluxo de caixa de sua empresa
- Saiba como fazer o controle de gastos para não perder as contas de sua empresa
- Entenda como fazer o planejamento da sua empresa para 2023!
Tipos de planejamento orçamentário
Muitos gestores não conseguem identificar qual a melhor forma de realizar o planejamento para sua empresa e por isso acabam deixando isso de lado. Existem 6 tipos de planejamento orçamentário.
Vamos conhecer agora cada um deles:
- Estático: durante toda a execução do período, o planejamento orçamentário não poderá ser modificado;
- Flexível: permite a atualização do planejamento de acordo com o que acontece durante o ano;
- Incremental: os dados do ano anterior são utilizados para realizar a elaboração de projeções futuras;
- Matricial: planejamento orçamentário que se baseia em dois eixos: setores da empresa e pacotes de despesas, custos e investimentos da organização como um todo;
- Contínuo: o planejamento é realizado mensal, trimestral ou semestralmente e constantemente revisado;
- Beyond budgeting: sua ideia é promover, além do planejamento, o autogerenciamento, descentralizando o planejamento orçamentário;
- Base Zero (OBZ): o planejamento é realizado sem qualquer dado anterior, como se a empresa estivesse começando agora.
Agora basta escolher o formato que mais faz sentido para sua empresa e colocar em prática para expandir sua empresa.
Como fazer o planejamento orçamentário em 3 passos
Sabendo da importância dessa ferramenta, chegou o momento de colocar em prática e expandir seu negócio de uma vez por todas!
1. Realize reuniões para definição do orçamento
A definição de orçamento deve ser feita, com a ajuda dos gestores dos demais departamentos, a fim de que cada um deles aponte quais são as demandas, os custos e as necessidades de investimento.
Somente assim, será possível definir um valor de orçamento para cada setor, portanto realize quantas reuniões forem necessárias para que os acordos sejam selados e todos saiam com o mínimo necessário para um bom funcionamento de seus setores.
2. Estabeleça uma data limite para fechar o planejamento orçamentário
Mesmo que sejam realizadas diversas reuniões, convém estabelecer uma data limite para entregar o planejamento orçamentário aos responsáveis pela organização, senão o planejamento acaba se estendendo por mais tempo que deveria.
3. Defina métricas e monitore resultados
É preciso também definir métricas e monitorar os resultados mês a mês. No geral, podem ocorrer situações atípicas que exijam remanejamento das finanças.
Além disso, é preciso manter o controle por todo o ano, a fim de verificar se não há nenhum tipo de descontrole financeiro que possa causar prejuízos para a empresa.
Esse vídeo também pode te interessar
Se não está fácil manter as finanças organizadas e lidar com todas as questões que envolvem um negócio, chegou o momento de ter uma contabilidade especializada com você!
Se deseja colocar fim nesse problema de uma vez por todas, conte com a ajuda de especialistas com anos de experiência em soluções contábeis e com sistemas financeiros sempre à disposição do seu negócio.
Entre em contato conosco através do link abaixo, preencha os seus dados e em breve um de nossos especialistas entrará em contato com você!
Faça seu plano orçamentário agora mesmo!
Índice
Toggle