Saiba tudo o que você precisa sobre a diferença entre custo e despesa

Entenda, de uma vez por todas, a diferença entre custo e despesa

Descubra agora quais são as diferenças entre custo e despesa em sua prestadora de serviços

Apesar de serem tratados por muitos como sinônimos, custos e despesas são conceitos diferentes. 

Conhecer essas diferenças — e saber como classificar esses gastos — é de extrema importância para o bom funcionamento e a boa saúde financeira de sua prestadora de serviços, tendo em vista que permite um melhor gerenciamento de gastos, bem como uma precificação de serviços mais assertiva.

Por isso, no artigo de hoje, nós, da Valoweb Contabilidade, vamos explicar as diferenças entre custos e despesas e como classificá-los. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Valoweb pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Vamos lá?

Qual a diferença entre custos e despesas?

Apesar de custos e despesas significarem gastos para uma empresa, quando nos referimos ao mundo contábil, temos conceitos diferentes.

Os custos são os gastos relacionados à produção de bens e serviços, ou seja, são os gastos relacionados diretamente à atividade-fim.

Nesse caso, em sua prestadora de serviços, podemos considerar como custos:

  • Compra de insumos para a realização de serviços;
  • Compra e manutenção de equipamentos;
  • Salário dos funcionários que lidam diretamente com a prestação de serviços;
  • Viagens realizadas para a prestação de serviços etc.

Já as despesas estão relacionadas à manutenção e ao bom funcionamento de uma empresa, como as despesas administrativas. Elas não estão relacionadas diretamente à produção de bens ou serviços.

Desse modo, podemos considerar como despesas em sua prestadora de serviços:

  • Aluguel da empresa;
  • Materiais de escritório e produtos de limpeza;
  • Contas de telefone e internet;
  • Pró-labore;
  • Gastos com marketing;
  • Pagamento de tributos, como impostos, taxas e contribuições;
  • Despesas financeiras, como tarifas de instituições financeiras, tarifas de boletos, manutenção de contas e de maquininhas de cartões.

Entendeu a diferença entre custo e despesa? Com esses conceitos e essas diferenças bem esclarecidas, podemos entender como classificá-los. Veja a seguir!

Veja também:

Como classificar custos e despesas em sua prestadora de serviços?

Os custos são classificados em:

  • Fixos: permanecem os mesmos independente da demanda. Essa constância não se refere a valores, mas à sua presença. Ou seja, mesmo que você preste 5 ou 50 serviços em um mês, aqueles mesmos custos estarão presentes;
  • Variáveis: variam conforme a demanda. Quanto maior ela for, maiores serão os custos;
  • Diretos: estão diretamente ligados à execução de serviços prestados pela empresa;
  • Indiretos: interferem na prestação do serviço, mas não apresentam uma relação clara com a atividade-fim do empreendimento.

As despesas, por sua vez, são classificadas como:

  • Regulares: trata-se das despesas presentes todos os meses em sua empresa, como o aluguel e o pagamento de salários administrativos;
  • Extraordinárias: são as despesas inesperadas, como o pagamento de multas;
  • Fixas: não mudam independente da demanda de trabalho;
  • Variáveis: variam conforme a demanda de trabalho, como o pagamento de hora extra.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre custo e despesa e como classificá-los, pode começar um efetivo processo de gerenciamento de gastos em sua empresa. Nós podemos ajudar!

Conte com a Valoweb Contabilidade para ter uma empresa mais organizada, saudável e lucrativa!

Nós, da Valoweb Contabilidade, somos especialistas na prestação de serviços contábeis para prestadores de serviços e vamos auxiliá-lo no efetivo gerenciamento de custos e despesas a fim de que você consiga reduzir e/ou cortar gastos em sua empresa sem prejudicar o seu bom funcionamento.

Além disso, vamos auxiliar no correto controle do fluxo de caixa, na efetiva precificação de serviços e nos demais assuntos contábeis e fiscais de sua empresa.

Envie uma mensagem para que possamos conversar sobre suas necessidades e sobre como podemos ajudar com os nossos serviços especializados.

Aguardamos o seu contato!

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE IDEAL PARA SUA PRESTADORA DE SERVIÇOS!

Summary
Article Name
Saiba tudo o que você precisa sobre a diferença entre custo e despesa
Description
Entenda, de uma vez por todas, a diferença entre custo e despesa. Confira agora mesmo mais informações sobre o artigo.
Author
Publisher Name
Valoweb
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Vale a pena mudar de CLT para PJ? Nós respondemos!…
Cresta Posts Box by CP
0
Would love your thoughts, please comment.x
Abrir bate-papo
Olá, podemos ajudá-lo?