Fale Conosco
  • phone
    (17) 3214- 4400
  • location_on

    Rua Francisco Ignacio de Carvalho, 370, sala 211, Bairro Santa Cruz, São José do Rio Preto – SP, CEP 15056-750

Deixe sua Mensagem

A importância da contabilidade para uma empresa

A Importância Da Contabilidade Para Uma Empresa - A importância da contabilidade para uma empresa

“Qual a importância da contabilidade para uma empresa?”

Acreditamos que muitos empreendedores, quando pensam em abrir uma empresa e se deparam com a seguinte afirmação – Você precisa contratar um contador! – se fazem esta pergunta: qual a importância da contabilidade para uma empresa?

Talvez, você que está lendo este artigo agora, tenha essa mesma dúvida em sua mente!

Pensando nisso, resolvemos elaborar então, esse artigo para que você possa saber qual a real importância da contabilidade para uma empresa, e assim, tenha total certeza de que o contador é um parceiro indispensável para empresas que desejam alcançar o sucesso no mundo dos negócios. 

A princípio, é importante esclarecermos uma questão fundamental sobre a importância da contabilidade para uma empresa: 

Um contador experiente não cuidará apenas da área fiscal e contábil do seu empreendimento, mas baseado em dados precisos, irá apoiá-lo nas tomadas de decisões que influenciarão diretamente no CRESCIMENTO DE SUA EMPRESA.

Então, sem mais delongas, vamos esclarecer logo a questão:

Por que a contabilidade é tão importante para os negócios?

A contabilidade é importante para os negócios como uma maneira de documentar todas as movimentações financeiras de uma empresa, proporcionando então, que todos os envolvidos com a direção da mesma, aprendam com os números. 

Sua empresa precisa de contabilidade básica, por exemplo, para declarar seu faturamento, além de apurar e gerar suas guias de impostos a serem recolhidos junto ao fisco. 

Mas, não é só isso… as demonstrações contábeis também fornecem informações valiosas sobre as operações financeiras, mostrando assim, tendências e oportunidades que podem ajudar a tornar sua empresa mais lucrativa. 

Os órgãos fiscais exigem que você mantenha registros de seu faturamento e operações dentro de um padrão definido por eles, de modo a gerar rastreabilidade sobre todas as suas receitas e despesas. Mas, se você tiver a motivação e o interesse, a parceria com uma empresa de assessoria contábil poderá levar seus processos contábeis a um nível totalmente diferente, onde você poderá usá-los então, para criar um negócio mais inteligente e financeiramente viável.

Previsão de lucros

Não tem como prever o lucro da empresa por adivinhação, pois isso colocaria os gestores em grande risco de tomarem decisões completamente erradas para aquele momento.

Todas as decisões financeiras da empresa precisam ser baseadas por dados reais e fidedignos. 

Sendo assim, quando você tem ao seu dispor dados gerados pela contabilidade gerencial, você consegue assim, ter uma previsão real dos lucros que seu negócio terá em determinado período do ano, por exemplo.

Com isso você pode planejar mais assertivamente os gastos e até mesmo analisar se é o momento de investir ou “apertar o cinto”.

Preparação para lidar com imprevistos

Outro objetivo da contabilidade para sua empresa é que ela te ajuda a saber quanto deve manter de capital de giro reserva para imprevistos que fazem parte do dia a dia como, por exemplo, gastos com um equipamento, um cliente que não paga na data acordada, um pagamento antecipado a ser feito ao fornecedor, etc.

Assim, a contabilidade torna-se uma poderosa ferramenta para a gestão dos seus negócios.

Planejamento de despesas

Empresários de sucesso podem, conseguem e devem analisar dados contábeis para planejar as despesas da empresa, mitigando ao máximo qualquer possibilidade de erro.

Por exemplo, ao fazer uma análise de desempenho contábil referente ao ano anterior, você identifica períodos em que os gastos foram maiores, seja por conta da folha de pagamento, formação de estoque, pagamento de tributos ou outro motivo.

De posse desses dados, é mais assertivo planejar as despesas de modo a não comprometer o capital de giro da sua empresa ou ficar com pouco dinheiro em caixa.

Entendeu?

Além de tudo isso, a importância da contabilidade para uma empresa se reflete em outros aspectos do negócio, tais como

    • Redução ao máximo dos custos;
    • Planejamento tributário;
    • Manutenção de um controle de fluxo de caixa eficiente;
    • Análises tributárias precisas ao longo do exercício fiscal;
    • Monitoramento e manutenção da saúde financeira do negócio, e muito mais.

Se você – como gestor/empresário de uma empresa de sucesso – reconhecer a importância da contabilidade para sua empresa e contratar uma assessoria contábil eficiente como parceira de negócios, de modo a que a contabilidade de sua empresa esteja sempre em dia, isso pode ajudar muito a aumentar a eficiência, a lucratividade e a resiliência do seu empreendimento. 

Garantimos que, para pequenas e médias empresas, essa pode ser a diferença entre, sobreviver e prosperar no mundo dos negócios.

Se quiser saber mais sobre a importância da contabilidade para uma empresa, podemos te ajudar!

Entre em contato.

Estamos esperando por você… Até Breve!

Fonte: Abrir um Negócio Lucrativo

Avalie este Post!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of