Passivo trabalhista: confira todas as informações essenciais!

Descubra Tudo Sobre O Passivo Trabalhista! - Contabilidade em São José do Rio Preto - SP | Valoweb Contabilidade

Descubra tudo sobre o passivo trabalhista

Entenda o que é, quais as causas, riscos e como calcular de maneira correta o passivo trabalhista de sua empresa. Saiba mais!

O passivo trabalhista é um conceito que trata dos valores que uma empresa deve aos seus funcionários.

Esses valores podem ser por descumprimento de normas trabalhistas ou contingências futuras.

Dessa forma, pode representar um grande risco para a saúde financeira e reputação das empresas.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Valoweb pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Neste artigo, apresentaremos os principais pontos relacionados ao tema, para garantir maior segurança, evitando que tenha problemas judiciais.

Portanto, continue a leitura para entender mais!

Saiba se você está criando um passivo trabalhista no vídeo disponibilizado no canal da Valoweb Contabilidade:

Leia também:

O que é o passivo trabalhista?

O passivo trabalhista é a soma de todas as responsabilidades que uma empresa tem com os seus funcionários, que surgem do vínculo empregatício.

Essas responsabilidades podem envolver questões salariais, previdenciárias, tributárias, sindicais ou de reparação de danos.

O passivo trabalhista pode ser classificado em dois tipos:

  1. Passivo trabalhista real: é aquele que já existe e está registrado na contabilidde da empresa, como salários, férias, 13° salário, FGTS, INSS, IR, contribuições sindicais, entre outros. Esse passivo é de fácil mensuração e deve ser pago periodicamente aos seus funcionários.
  2. Passivo trabalhista potencial: aquele que ainda não existe, porém, pode vir a existir em decorrência de ações judiciais, reclamações trabalhistas, fiscalizações, multas, acordos coletivos, entre outros. Nesse caso, o passivo é de difícil mensuração e depende de diferentes fatores.

Portanto, é essencial estar atento aos principais fatores, visando não sofrer impactos negativos em sua empresa.

Quais as principais causas do passivo trabalhista?

O passivo trabalhista pode ser causado por diversos motivos, mas os mais comuns são o descumprimento das normas trabalhistas, falta de planejamento e controle das despesas com seu pessoal, bem como ausência ou deficiência de documentos, ou registros vitais.

Além disso, podemos considerar o atraso no pagamento das obrigações trabalhistas, ou até mesmo omissão.

A falta de comunicação e transparência com os funcionários e a negligência no tratamento de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais podem ser algumas das causas.

4 principais riscos para as empresas

O passivo trabalhista pode trazer diversos riscos para as empresas.

Você sabe quais são? A seguir, apresentamos alguns dos principais:

  1. Comprometimento do fluxo de caixa e do lucro;
  2. Redução do patrimônio líquido e do valor de mercado da empresa;
  3. Perda de competitividade e de oportunidades de negócios;
  4. Deterioração da imagem e da reputação da empresa.

Além disso, é essencial se atentar às responsabilidades pessoais dos gestores, devido à violação de deveres de diligência, lealdade e informação.

Como evitá-los em sua empresa?

A melhor forma de evitar o passivo trabalhista é adotar uma gestão preventiva e estratégica das relações de trabalho.

Para isso, é preciso realizar algumas ações:

  • Conheça e cumpra com as normas trabalhistas;
  • Planeje e controle suas despesas;
  • Documente e registre as relações de trabalho;
  • Pague suas obrigações trabalhistas em dia;
  • Comunique e negocie com os funcionários.

Além disso, é importante se comunicar e negociar com seus funcionários, visando encontrar meios de evitar conflitos, greves e demais reclamações.

Por que ter uma assessoria trabalhista ao seu lado?

Vimos que o passivo trabalhista é um assunto que merece extrema atenção e cuidado dos empresários, pois pode impactar diretamente em sua sustentabilidade e no seu sucesso.

Por isso, é importante conhecer o que é o passivo trabalhista, quais suas regras, causas e como evitá-los em sua rotina.

Nós, da Valoweb, contamos com uma assessoria trabalhista que pode orientar e auxiliar na gestão das relações trabalhistas em sua rotina.

Além disso, podemos elaborar e revisar os documentos necessários para cumprir com suas obrigações, bem como realizar todos os cálculos e pagamentos relacionados às obrigações trabalhistas.

Tenha a Valoweb Contabilidade ao seu lado

Com mais de 20 anos de experiência, buscamos oferecer serviços contábeis e soluções eficazes para transformar a gestão de nossos clientes.

Por isso, contamos com um time altamente capacitado e pronto para oferecer as orientações mais seguras para transformar a sua gestão.

Portanto, converse com nossa equipe agora mesmo e veja como podemos te ajudar!

Evite problemas com o passivo trabalhista!

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Veja 5 dicas vitais para reduzir prejuízos na prestação de…
Cresta Posts Box by CP
0
Would love your thoughts, please comment.x
Abrir bate-papo
Olá, podemos ajudá-lo?